Marketplace público como evolução do processo de contratação administrativa

Confira artigo do sócio Marcus Pessanha publicado no Lex Prime.

A nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021) entrou em vigor e para isso, diversos aperfeiçoamentos do sistema de compras governamentais precisam ganhar mais funcionalidade e expansão operacional, levando-se em conta a necessidade de viabilizar a modernização de seus respectivos processos.

Neste aspecto, nosso sócio Marcus Pessanha escreveu um artigo sobre marketplace público como evolução do processo de contratação administrativa que foi publicado no Lex Prime. No texto, o especialista questiona se é possível pensarmos em um portal de marketplace público para as compras de bens e prestação de serviços em favor dos órgãos administrativos e diz que o processo licitatório costuma ser longo, burocrático e custoso e justifica que uma plataforma centralizada de fornecedores organizada em marketplace poderia solucionar de forma mais simples e prática este processo que exige tanto.

Para o especialista, a inovação tecnológica anda a passos largos, atropelando reticências, indecisões, se impondo a cada dia, e a Administração Pública não pode ficar ao largo deste fluir constante, sob pena de sofrer a pena de quem resiste aos avanços: a obsolescência.